Fuutsu ni Kiite Kure (Just Listen to the song, vou abreviar pra JJTTS pra simplificar), é o novo one-shot de Tatsuki Fujimoto, desenhado pelo artista Oto Tooda, que tem como enredo a declaração inortodoxa de um estudante japones por um vídeo no youtube que rapidamente escala devido a presença de um fantasma em um momento do vídeo, resultando em pessoas procurando desesperadamente por simbologias e sentidos ocultos, como uma crítica à cultura americana de armas quando se reverte o vídeo, a até mesmo a negação da existência de deus caso o vídeo seja traduzido para o espanhol, o vídeo se torna viral e chega a impressionantes 400 milhões de visualizações, sendo comentado PELO PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS (com certeza a coisa mais normal que o fujimoto já escreveu). Então, após ser pressionado por colegas e familiares, o estudante decide gravar um novo vídeo que infelizmente, floppa pra caralho, frustando-o ao ponto que ele decide deletar os dois vídeos, apenas pra perceber que deletar os vídeos era inútil, pois todo mundo já os tinha baixados. O one-shot termina com a mina que ele inicialmente se declarou (e prontamente o rejeitou), falando sobre o real sentido da música com uma indiferença palpável, o que deixa o estudante surpreendentemente feliz, por alguém finalmente ter realmente entendido o sentido da sua música.
Ok, agora que eu te expliquei o enredo disso, bora dissecar essa bagunça que o fujimoto fez, caso não tenha ficado claro, esse one-shot é um simples comentário sobre como as pessoas analisam demais coisas que são básicas e não são tão profundas assim, distorcendo e manipulando a obra original apenas para tentar achar um significado que lhes agrade, muitas vezes ignorando o sentido e a mensagem original do trabalho, na qual eles buscam se aprofundar, e é aí que entra o sumário dessa review. Comentar sobre esse one-shot, ou até "dissecar" ela vai totalmente contra o ponto que o fujimoto faz, não é necessário fazer uma review ou uma análise ou até mesmo um video essay sobre tudo, algumas coisas são simplesmente simples, e tá tudo bem, por isso uma review como essa que vai buscar signifcado em coisas fora da obra e usar elementos da mesma apenas para tentar sustentar meu ponto, é fútil. Não é necessário, e ninguém nem ao menos pediu, mas mesmo assim vai ter gente fazendo (como eu), pois isso de analisar demais as coisas já é parte dessas pessoas, é um vício que pode tirar até mesmo a graça de obras como essas, que são muitas vezes categorizadas como "rasas" apenas porquê não há camadas e camadas de sub-texto para se analisar.
Com isso em mente, quero agora comentar sobre a minha teoria a respeito da criação desse one-shot. O fujimoto já havia feito outra one-shot esse ano, chamada de Goodbye, Eri, e eu penso que a recepção que o fujimoto recebeu dessa one-shot, foi o que catapultou toda a criação de JLTTS, pois assim como JLTTS, Goodbye, Eri é uma obra que não há muito para analisar, o fujimoto criou uma one-shot inteira de 200 páginas apenas para fazer uma piada com uma explosão, e a internet pirou (como sempre), se você for na aba de review de Goodbye, Eri aqui mesmo no anilist você vai encontrar alguém tentando tirar simbologia do cu pra tentar explorar um ponto, sendo que isso tudo foi essencialmente um shitpost com duração de 200 páginas, e isso frustou o fujimoto, ver como sua obra foi destorcida, amassada e contorcida o frustou, porquê não importa o que ele faça, sempre vai ter um maluco que vai achar uma simbologia ou um sentido oculto nas obras dele, e isso obviamente não só torna menos prazeroso esses side-project que eles faz, enquanto não é publicado a parte 2 de chainsaw man, assim como traz uma expectativa absurda pra cima dele que ele claramente não vai conseguir atingir, mesmo que ele faça o magnum opus da carreira dele, pois as expectativas já superaram muito qualquer coisa que ele faça (que nem aconteceu com o moleque da one-shot).
"Mas e a eficiência desse conceito? tipo eu entendi que você passou tempo demais pensando nessa one-shot, mas como que fica a one-shot em si? o que você achou da história, arte personagens...." é o que qualquer pessoa sã pensaria enquanto lê essa review, então não vou me alongar mais, e irei falar sobre esses pontos. Primordialmente, eu não tenho nada de muito negativo para falar da obra, tudo tá no minímo em um nível ok, nada tá ruim ou decepcionante ao meu ver, a arte do tooda é igualzinha ao do fujimoto o que é uma coisa boa porque o cara desenha pra caralho, a história como eu falei anteriormente, é simples e bem uniforme, sendo até um pouco engraçada devido ao quão surreal esse conceito acaba se tornando ao longo da obra, a única coisa que quaase chega a ser decepcionante são os personagens, caso você tenha percebido, eu nunca me referi ao estudante/moleque pelo nome dele, isso é porque ele não tem um, e o mesmo pode ser dito para a menina que o moleque se declarou, pois ao longo dessas 21 páginas, o fujimoto tenta dar o máximo, o máximo possível de caracterização para esses personagens, só que não tem tempo irmão, esse conceito podia ser facilmente um mangá de 5 a 10 volumes, e a história tem que correr para ser realizada em só 21 páginas, e isso resulta em personagens que não são memoráveis e só estão lá para realizar a função deles dentro da narrativa e nada mais, o que pode sim decepcionar alguém que tem expectativas pros one-shots do fujimoto, pois é nesse tipo de obra que ele geralmente experimenta conceitos e personagens diferentões, como em Look Back ao até mesmo o já citado dezenas de vezes Goodbye, Eri.
Em conclusão, JLTTS é uma obra que representa a frustação do fujimoto em relação a recepção crítica que suas obras recebem, sendo também uma crítica a cultura de "over-analyze" que se tem na internet e meios digitais e que apesar de ser curto e não ter personagens marcantes, consegue ser efetivo em sua mensagem de uma maneira que somente um autor como o fujimoto conseguiria fazer.
22.5 out of 26 users liked this review