Um anime extremamente profano, desnecessariamente violento, excessivamente sexualizado e com um niilismo que permeia completamente a obra.
Acho super interessante a visão oriental sobre elementos da mitologia cristã e como os asiáticos (principalmente os japoneses) a usam para contar suas histórias. No caso de Devilman, acaba tendo uma troca rica por conta da mistureba que Go Nagai faz ao misturar cristianismo com conceitos da cultura japonesa. Como por exemplo, para os cristãos o conceito de mal nasce a partir da ausência de Deus, o NADA, o mal não possui essência, é um nada. Analogamente, o frio não possui essência, é ausência de calor.
Para os japoneses (graças ao xintoísmo que sempre procurou o equilíbrio entre todas as coisas) o maligno é tudo aquilo que ofusca, chama a atenção e que altere o equilíbrio e a paz. Isso tudo é ainda mais reforçado com o ponto de Ryo ser literalmente a encarnação de Lucifer, e se você parar para analisar o personagem, pode ser visto como a encarnação do mal japonês ao mesmo tempo, já que é um personagem LGBT, loiro e que não segue as condutas da sociedade local, exatamente o maligno perante os japoneses, já que é tão diferente aos seus demais.

Ultimamente ando escrevendo um projeto e eu diria que ele não existiria se não fosse Devilman. Talvez seja a minha maior inspiração no quesito de atmosfera e temáticas que uma obra possa ter me dado. Principalmente o conceito de ter que se tornar um demônio para lutar contra outros demônios. Acho engraçado como que é considerado Shounen sendo que é ABSURDAMENTE violento e sexualizado, tenho curiosidade pra ver como é a diferença cultural em relação a visão da violência na sociedade para os japoneses.
E mesmo sendo bastante pesado ainda sim pela forma em que conduz a narrativa, é bem jovial. Consegue ficar no meio termo, na sua forma cru e estilizada de mostrar a violência porém ao mesmo tempo com pausas no roteiro para dar lição de moral para alguma pessoa mais "infantilizada". Akira Fudou talvez represente esse adolescente que venha a ler/assistir Devilman e se identificar no personagem já que de uma forma ou outra está passando pelas mesmas coisas que o protagonista da história que é a fase de descobrir um corpo novo e a sua relação com o mundo, a temida puberdade (no caso de Devilman é no sentido bem literal mesmo).
Além do triangulo amoroso formado entre Akira, Ryo e Miki e como o adolescente no ápice de seu hormônio e puberdade não conseguiu descobrir sua sexualidade. Metaforicamente os demônios de Devilman não servem apenas no sentido literal de criaturas malignas e sim também para as dificuldades da vida em que os personagens da obra estão passando (e provavelmente os espectadores já que o publico alvo é bem juvenil apesar de tudo). Tanto que um dos primeiros demônios que aparecem para Akira é justamente uma mulher com olhos e bocas em seus peitos, uma forma de body horror para demonstrar o estranhamento do personagem com o corpo feminino por ser considerado "desconhecido" para ele.
