Kusuriya é um dos melhores animes dessa década e justamente por isso decidi fazer essa review, já que senti que precisava expressar meu sentimento em relação a essa segunda temporada e por que não a considero nem perto de ser tão boa quanto a primeira. Não sou bom com palavras, nem com articulação textual, porém tentarei ser claro ao máximo. Tratarei de 3 pontos principais (o enredo, os personagens principais e a produção) e minimamente de alguns outros detalhes.
Primeiramente, é necessário postular que Kusuriya é uma obra com um enredo muito bem pensado. Desde a primeira temporada é notável o quanto os mínimos detalhes estão conectados para criar uma história engajante e que instiga o leitor a colocar o cérebro para funcionar, tentar conectar os pontos. Essa temporada não foi diferente, no início histórias que pareciam desconexas foram ligadas para o surgimento de um grande final com diversas reviravoltas. Apesar de não achar esse método de todo ruim, acredito que nesse caso em específico ele não funcionou, uma vez que os arcos iniciais dessa temporada foram maçantes, muitas vezes desconfortáveis de se assistir, com destaque em particular para o arco da caça, que considero o pior de toda obra até aqui. Um dos principais motivos sendo que nele ocorre o ápice de um dos aspectos que considero os piores nessa porção da história: a relação de Jinshi e Maomao, assunto do qual tratarei mais depois. Deixando isso de lado, devo dizer novamente que toda complexidade envolvida na vivência do antigo imperador, nos impactos das atitudes dele e a árvore genealógica da família real são fantasticamente executados seja no que é deixado explícito ou no que é implicitamente explorado e provavelmente será mais tratado em uma próxima temporada.
Sobre os personagens, novamente inicio dizendo que esse é um dos aspectos fortes da história, principalmente na primeira temporada, na qual são os personagens, suas interações e intenções o que a tornam tão interessante. Entretanto, nessa continuação temos uma abordagem que apesar de parecida é muito mais intimista quanto a seus dois personagens principais, Maomao e Jinshi. Em todos os momentos que ambos apareciam na tela era possível perceber que a autora estava preparada para dar o próximo passo na relação dos dois, porém acredito que da forma errada. Apesar de entender tanto que o Jinshi está impaciente por não conseguir transmitir seus sentimentos à Maomao, que tem dificuldades em entender os sentimentos de outros, não pude deixar de me sentir desconfortável perante às constantes investidas que sempre deixavam a Maomao incomodada, configurando, pelo menos para mim, assédio. No mais, acho muito interessante tudo que envolve a Shisui, suas relações com conhecidos próximos, e em particular com sua mãe. O anime nos mostrar ambos os lados dela para só depois revelar que eram a mesma pessoa é sensacional e um dos pontos altos dessa parte.
No tocante à produção, infelizmente tenho mais críticas do que elogios. Não darei um passo maior que a perna e dizer que essa temporada estava muito mal produzida, até porque não havia quadros mal desenhados, nem erros que poderiam ser considerados risíveis. Todavia, é fato que haviam muitos mais quadros estáticos nessa temporada, fato que se evidencia principalmente no arco da guerra, em que basicamente não há movimento. Além disso, a direção também teve uma queda. Em particular quero destacar a cena de finalização da Shisui, em que ela dança, que apesar de toda carga emocional que carregava, foi feita fora de tom e com uma assincronia intensa entre o que acontece na tela e o sentimento que aparentemente quer ser transmitido. Ainda que se considere isso proposital para representar a dualidade e falsidade na vida da personagem, há outros episódios em que a mesma coisa acontece, em particular no arco da caça. Sobre a trilha sonora, não há muito o que dizer além de que continua muito boa, combinando bastante com o tom da obra.
Finalizando, também gostaria de opinar sobre as openings e as endings. As duas aberturas são ótimas e deixam para trás o fantasma da segunda abertura da primeira temporada, que deixou bastante a desejar. Já os encerramentos são ambos bem comuns, e na minha opinião, piores que os da primeira temporada, porém não ruins.
Em suma, em resposta a uma primeira temporada que te deixa cheio de expectativa, veio um balde de água fria com desenvolvimentos desconfortáveis, uma produção pior e mais chato de se assistir. Ouvi de pessoas que leram os livros que os próximos arcos serão melhores e por isso continuarei. Obrigado por ler até aqui e espero que minhas palavras tenham agregado em algo na sua experiência da obra.
52 out of 88 users liked this review