How do We Relationship é um dos casos de yuri que pra mim transcendem o gênero, no sentido de que quando eu vou ler eu não espero nada além de um shoujo ai simples que nem no gênero em si vai ser algo super memorável, mas além da parte técnica de arte que é sensacional com uma boa leitura, a historia é obviamente o destaque dele, com o foco sendo exatamente o que o titulo indica, uma grande jornada das duas protagonistas pra descobrir como fazer um bom relacionamento amoroso. Dividido em 3 "atos", cada um deles sendo tematicamente diferente demonstrando o amadurecimento dos personagens ao longo da historia com um uso inteligente de time skip pra demonstrar mudanças pós final dos atos...
Um pouco da historia agora: Miwa e Saeko descobrem depois de umas bebedeira que são lesbicas e como não é uma espécie que não se vê todo dia por pura conveniência uma relação amorosa entre as duas começa. A Saeko fica instantaneamente mais feliz com isso já que a Miwa é o ideal de mulher, bonita, inocente e fácil de conversar mas em contra partida a Miwa não parece estar super de boa com isso já que ela mal conhece a Saeko, mas com o tempo ela se força a tentar, o resto dessa parte é o que você espera de um romance com essa mesma premissa, mas a medida que a historia joga problemas pra essas personagens mais elas vão sendo forçadas a tentar mais e mais pra esse relacionamento durar, mas assim como a vida nem tudo tá destinado a dar certo e cada vez mais e mais nenhuma das duas conseguem mais aceitar os problemas de estarem em uma relação que apesar de ter sim sentimentos no meio, aquilo não é o ideal pra nenhuma delas a Saeko conhece novas pessoas e descobre que ela não consegue ser vulnerável perto da Miwa, e, por outro lado a Miwa não se vê estando em uma relação onde os sentimentos de ambas são os mesmos e graças a jornada a acontecimentos do passado ela passa a não se importar nem consigo mesma tudo isso sem grandes monólogos ou cenas que demonstram de forma muito além do necessário o pensamento de cada personagem, tudo que é colocado na historia transforma os personagens de alguma forma, tudo desenhado tem o seu proposito fazendo com que o flow de acontecimentos e cenas te deixem sempre aflito pela próxima pagina pois como é uma obra sobre relações amorosas o autor precisa trabalhar tanto com os problemas pessoais de cada um mas também com os problemas que assolam ambas as personagens e a medida que a historia evolui, você se sente recompensado a cada grande acontecimento justamente por causa da construção brutal que essa historia tem, desde os problemas mais simples até os dilemas que vai fazer até com que o leitor pare pra pensar em como ele agiria na situação em questão sem precisar de esforço pra tirar esses temas da historia, apenas ler faz você ter essas divagações o que reforça a pergunta colocada no titulo... "como nos relacionamos?".
Nessa review eu tentei falar só da primeira parte da historia, mais do que isso já é falar demais e eu já falei até demais, se você gosta de obras com uma escrita mais pé no chão, que não puxam mais para o lado irreal da coisa (muitos exageros, caras e bocas etc) eu REALMENTE recomendo essa leitura, só toma cuidado pra caso você tenha passado por algum relacionamento meio peba recentemente pq provavelmente vai bater em uma ferida.
21.5 out of 23 users liked this review