
Berserk
a review by Vondervent

a review by Vondervent
A história mais grandiosa e pretensiosa que já li. Seu mundo é vasto, misterioso e intrigante, seus personagens são perfeitamente bem trabalhados, a arte é maravilhosamente detalhada e a história é absurdamente envolvente.
Eu me admiro e me fascino com a maestria na qual os personagens de Berserk são trabalhados, mesmo os coadjuvantes têm um aprofundamento digno, todos através de suas ações. É incrível como mesmo personagens que não disseram mais que 10 frases em 15 volumes conseguem ser tão cativantes e me conquistar completamente de uma maneira quase imperceptível.
A trama da Taka no Dan é um excelente contraste para com o sombrio universo de Berserk, sendo um ótimo "respiro" enquanto já trabalha o tema de Berserk de uma maneira inteligentemente sutil.
A dicotomia Guts-Griffth é icônica, eles trabalham muito bem, um tornando o outro mais interessante, a história que os cerca é maravilhosa, é rica, é recheada com uma amálgama ininteligível de sentimentos cuidadosamente trabalhados ao longo da história.
Existem coisas que me incomodam como o rape demasiado, a introdução de alguns elementos desnecessários para a conclusão da história (apesar de a enriquecerem) e o timing cômico moldar completamente a tensão de quase toda a cena em que está e simplesmente ser ruim (repudio o Puck com todo o meu ser).
Porém, com o decorrer da trama, ao invés de afunilar-se para um fim que amarrasse os núcleos da história, cada vez mais elementos desnecessários foram introduzindo, deixando de enriquecer a história para apenas "enchê-la". Sendo literalmente incapaz de ignorar os depressivos hiatos, apenas posso teorizar que conforme o andamento da história, o autor se acomodou e se encantou com a excelente história que havia criado, esquecendo-se que ela precisava continuar boa.
[Spoiler do arco atual] Coisas interessantes ainda continuam acontecendo, mas exatamente como no resto do mangá até então, nós estamos acompanhando tantas cenas individuais completamente destoantes das anteriores que dá a impressão que a série virou episódica. Quando a Caska finalmente acordou, cortaram pra porra do flashback do Griffith (com direito ao oficial capítulo mais CHATO de Berserk...).
Também queria deixar aqui a minha indignação para com a atual ação de Berserk; além dela me entediar por completo, é simplesmente estúpido colocar em uma história como Berserk, que se vendeu como mangá de guerra/fantasia por mais de 20 anos, A PORRA DE UMA BATALHA NAVAL!!! Aquele foi provavelmente o pior momento do mangá, com acontecimentos completamente irrelevantes, desinteressantes ou simplesmente fúteis, rasos em conteúdo (e as coisas relevantes não precisavam da porra da batalha naval). E também dos monstros que estavam na mente da Caska, aquele momento não precisava de ação, ou melhor, as lutas contra os monstros deu a entender que o mangá não podia ser interessante sem chacina com monstro inumano.
Sobre a reconstrução do coração da Caska: Aquela passagem teve pontos excelentes, e por isto seus erros são 300x mais irritantes. Eles são: 1, como já disse, a ação. É um momento sentimental, ínfimo e o aguardado aprofundamento na Caska, colocar ação naquela parte foi uma jogada preguiçosa para transmitir os sentimentos distorcidos da Caska, há sentido nos "Cock-monsters", mas é tão ridículo que só dizer assim já é cômico; 2, o potencial desperdiçado. A simbologia do Cão-Guts foi linda, a ponto de faltarem mais. Elas poderiam ser usadas para passar a sensação de tempo e vastidão com mais maestria (hiato de 2 anos não é uma boa maneira...). O potencial desperdiçado é tão abominável que considerarei um defeito; 3, a incompetência do autor. Como eu disse anteriormente, seu build up foi jogado no lixo, uma vez que os capítulos seguintes eram uma história-foda-se do Griffith, como se novamente, o mangá não conseguisse ser interessante sem monstro gigante bem desenhado lutando.
Porém, por mais que ajam coisas que me entediam ao nível de revirar os olhos, eu ainda gosto demais da história, pois os elogios exageradamente empolgados que fiz no começo da review são genuínos e as coisas boas continuam boas, sem falar na simbologia que o "destino" no mangá tem, é admirável e é um dos elementos da história que me empolgam para esperar os anos que vão demorar pro próximo capítulo.
56 out of 76 users liked this review