Hells Análise - Com Spoilers
"Por que as pessoas morrem?"
"PORQUE ELAS ESTÃO VIVAS!"
"Então para onde elas vão quando morrem?"
"TODAS ELAS... VÃO PARA O INFERNO!!!"Hells é um filme do famoso estúdio MadHouse, lançado em 2008, dirigido por Yoshinobu Yamakawa, sendo baseado no mangá Hells Angels, que foi publicado entre 2002 e 2004, sendo escrito por Shinichi Hiromoto, e é só isso que encontrei de informações por trás da produção, nada a acrescentar.
A sinopse básica do filme é sobre Rinne Amagane, uma estudante colegial bastante energética, está atrasada para o primeiro dia na nova escola, mas, ela vê um gato (bem estranho diga-se de passagem) no meio da pista movimentada e o tenta salvar de um carro, porém, uma tragédia acontece, Rinne assim como um protagonista de Isekai, é atropelada por um caminhão, e vai parar em um lugar estranho, mas mesmo assim continua a correr, e quando entra na sua nova "escola", descobre (até que tarde) que foi parar no Inferno, em DestinyLand, onde existe a Academia Death River, e é para onde todas as pessoas vão parar depois de morrerem, o diretor desse lugar é um demônio chamado Hellvis, que faz uma referência descarada a Elvis Presley, sempre falando "BABY!" no final de cada frase. Rinne ainda não aceita o fato de ter morrido, e deseja muito voltar para casa por causa de sua mãe, porém, ela precisara se formar nessa escola para isso.
Meu objetivo com esta análise é tentar olhar o filme no geral, com seus pontos positivos e negativos, mesmo que na minha opinião o filme mais erre do que acerte, ainda acho que merecia mais um pouco de atenção por conta de seu carisma caótico e divertido, com uma arte e animação bem única e humor maluco, mas que ainda tem uma mensagem simples e de certa forma emocionante.
Animação e o visual
Agora um dos aspectos mais chamativos é o seu estilo de arte bem único, que me lembra de animes como "FLCL" do estúdio Trigger, sendo bem espontâneo e surreal em vários momentos, em algumas cenas tem o uso de algo mais rabiscado para tentar passar alguma emoção no momento, o que pode não parecer muito atrativo para muitas pessoas e mesmo com esse visual, esse filme não tem uma animação incrivelmente flúida ou coisa do tipo, e ainda faz uso de um CG bem mais ou menos, mas no geral a animação ainda é a minha parte favorita desse filme. Os designs dos personagens também é outro destaque, todos sendo bastantes distintos um do outro por sua criatividade.
História no geral
Ao decorrer dessas quase duas horas acontecem inúmeras revelações e plot twits doidos e referências à histórias da Bíblia, mas que revelam a parte mais fraquinha do filme, pois é tudo bem confuso, e não tão bem explicado, mesmo tendo várias e várias cenas de exposição, algum dos personagens secundários mesmo tendo um pouco de carisma, na verdade são bem rasos e não aprendemos quase nada deles, mas acho a protagonista Rinne Amagane, que é uma pessoa corajosa, determinada, e otimista, uma personagem até que boa e sendo a minha favorita do filme.
Com o passar dos dias, a protagonista conhece na sala Steela, uma menina com um design inspirado em Frankenstein, que não fala nada e tem o lugar do coração vazio, mas a Rinne a defende do professor maluco da sala delas, e acaba se machucando e sangrando, o que surpreende a todos pois pessoas no inferno não tem sangue, e inclusive, o gatinho que ela salvou no começo do filme ainda está acompanhando ela no inferno. Rinne descobre que realmente não morreu, mas foi trazida ao inferno, talvez por conta que o diretor Hellvis é Caim, o homem por trás do primeiro assasinato na história humana, então Rinne se junta ao conselho estudantil que é formado também por outros humanos que foram trazidos ao inferno, sendo o presidente do conselho Kutou Ryu, que parece ser alguém bom e contra a tirania do diretor. O Diretor Hellvis propõe um jogo de vôlei em toda a academia Death River, onde os alunos da sala vencedora poderiam cada um pedir um desejo, essa é uma parte bem divertida do filme inclusive, onde a Steela que não fez nada durante as partidas é a que ajudar a ganhar o jogo para salvar a Rinne de ser atingida pela bola.
A sala da Rinne, "As ratas", conseguem ganhar o campeonato, cada uma da sala consegue ter seu desejo realizado, menos o de Rinne que é o de voltar para casa e o de Steela não foi nenhum pois ela não tem nada. Rinne vai até a torrer que Hellvis fica para tentar voltar a seu mundo não importando o que, e lá ela vê um grande objeto que parece com um enorme coração que ainda bate. De repente aparece Deus, que tem a forma de um homenzinho velho, e explica para ela que algum dos irmãos Caim e Abel a trouxe para inferno para a usar, e Deus era o gatinho que a protagonista salvou no começo do filme. Aquele objeto que parecia estar vivo estava selando a energia de Abel que Caim escondeu ali, e finalmente descobrimos que Kutou Ryu é o Abel, por algum motivo Rinne consegue sentir as emoções de Kutou ali, e tira aquele selo, até que aparece Hellvis e diz que a loucura de Abel poderia destruir o inferno inteiro. Kutou Ryu com seu poder trai a todos seus amigos humanos do conselho, Steela foi tomada pela loucura de Abel e desperta o poder do Nada, que ao encostar nele a pessoa deixa de existir, e faz das amigas de sala de Rinne suas servas, por serem os demônios dos 7 pecados, e temos o plot twist de que Kutou trouxe Rinne para o inferno pois ela é a reencarnação de Eva, mãe de Caim e Abel, e agora eu não entendi também, mas aparece DO SIMPLES NADA, o personagem chamado Who, que é o primeiro homem, Adão, eu só achei muito aleatório a aparição desse personagem.
Agora é importante falar, os elementos que fazem referência à Bíblia nesse filme, são mais uma licença poética para tentar passar a história do filme, servindo de temática, e que fazem ele parecer mais "profundo" do que é realmente ele é, e a história de Caim e Abel é um pouco diferente da original, sendo o motivo da morte de Abel os ciúmes de Caim por Eva.
O filme por conta de sua longa duração, a partir de certo ponto começa a dar uma sensação de que estar se arrastando, dando aquele pensamento de "Quando que isso vai acabar?", eu senti isso nas duas vezes que vi o filme, ainda mais na segunda, pois são tantas reviravoltas que começa a cansar, e talvez isso se dê ao fato que ele é uma adaptação bem fiel do mangá (avisando que eu somente dei uma olhada por cima do mangá, mas a história dele e do filme é exatamente a mesma) o que pode ter prejudicado o ritmo.
Agora resumindo bem resumido a parte final para não ficar chato contar a história em detalhes. Kutou consegue destruir a academia e faz uma grande cratera com a Steela no meio, a maioria das pessoas caem no vazio do Nada, a mãe de Rinne é trazida ao inferno e jogada ao vazio do nada, Rinne desesperada vai até o "Nada", e de alguma forma consegue quebrar aquele lugar que é o nada e libertar não só sua mãe, mas como todos, e inclusive Steela. Descobrimos que existe um poder nesse mundo, sendo o de imaginar e acreditar que as coisas são capazes de acontecer, e com o poder de todos eles conseguem destruir o inferno, que era algo construido pela mente de Abel ai que não sei o que, não sei o que lá.

Os pensamentos negativos de culpa e positividade começam a se materializar e começa uma grande batalha entre as pessoas do inferno e os demônios do 7 pecados dessa vez em forma monstruosa consumidos pelos pensamentos negativos, até o momento decisivo, onde Steela se sacrifica por todos, as amigas de sala de Rinne voltam a si mesmas, e a passagem para o mundo normal, Rinne fica bastante abalada pela perda de Steela, que disse que sempre ficariam juntas, mas entende a vontade dela, e com a ajuda de todos, recontroem a academia. Rinne se forma na Academia Death River e pode voltar para casa junto com sua Mãe. Ela volta a vida, e mesmo que as suas memorias do inferno sumam, os sentimentos que ela teve não irão deixa-lá. No final ela está atrasada para a escola de novo, e durante essa cena podemos ver as amigas do inferno de Rinne em forma humana, e ela encontra uma garotinha, muito parecida com Steela, no meio de uma pista movimentada e a salva, e dessa vez não é atropelada por um caminhão. E assim termina o filme.
Trilha Sonora
Eu sinceramente não lembro da trilha sonora, mesmo eu tendo visto esse filme duas vezes, não consigo lembrar de nenhuma agora, a não ser a música dos créditos finais chamada Breathe Again da artista Jamosa, que é bem legal, mas bem curtinha. É dificil encontrar a OST do anime para escutar por conta do filme ser bem obscuro, então não posso falar da trilha sonora aqui, além dela ser esquecível.
Conclusão
Essa foi minha review do filme Hells, a mensagem do final é simples, mas me emocionou mesmo assim, nós sempre temos que acreditar em nos mesmo, não deixando as dúvidas ou culpa nos abalar, e sobre perdoar também. Esse filme está longe de ser perfeito, mas tudo nele tem tanto charme, que é impossível não achar uma experiência bem daora mesmo assim, eu com certeza recomendo ele para pelo menos dar uma chance.
"Para onde as pessoa vão quando morrem?"
"Todas elas vão para o inferno!"
"O que elas fazem no inferno?"
"Elas estudam para a próxima vida!"
"Estudam o que?"
"Pensar sobre isso é o primeiro passo!"Agradeço de coração quem leu essa review até o final! Essa é ultima review que escrevo nesse ano de 2023, e espero poder escrever mais ano que vem.