Simplismente incrivel, a jornada dos protagonistas e o amadurecimento deles é sensasional. Meu personagem preferido é o Mustang que no final preferiu uma vida de sacraficio e carregar os fardos do passado e corrigir eles, o paralelo entre ele e o Father é sensasional, pos ambos tinham o mesmo objetivo mas apenas os meios do Mustang estava subordinada a lei moral. A separação dos protagonista no final foi bem pensada, Al foi pro leste para além de Xing junto com aquele duas quimeras que esquici o nome, eles devem ter tido uma jornda incrivel, digno de um anime. Enquanto isso Ed foi pro Oeste para além de Amestris, junto de Winry, o que eu achei belo o desenvolvimento dele e essa parceria,Winry representa esse porto seguro e parceira do Ed, ama e cuida mas não é possessiva nem dramática e está disposta a entregar a vida a ele como visto na cena deles no ponto de trem no final, muito linda inclusive, Ed escolhe uma vida simples, ele continua estudando novas tecnologia e alquimia para além do oeste de Amestris como combinado com o Al e depois vão se encontrar e falar sobre tudo que aprenderam indo para os dois lados opostos do mundo em busca da verdade. Bom o desenvolvimento do Ed e da Winry acontece ao decorrer de toda obra, e no final vemos aquela foto Ed segurando o filho com o anel de casamento no dedo, Winry ao lado com a filha mais nova, tem um paralelo muito curioso entre o Honhehein segurando Ed no albúm ao lado da Trisha onde o honhehein está segundo ele e chorando por ter que se separar da familia para poder fazer o ciclo contra o plano final do Father, e na foto do Ed segurando o filho na mesma posição do pai ele ele sorrindo, com um sorriso bem forte e bonito que vc fica vendo a imagem e refletindo, e ao lado a Winry enquanto os outros personagem lutam, usam alquimia, buscam poder, ela constroi, conserta e serve, ela vive do trabalho real, útil e necessário, ela representa o amor virtuoso ela não ama o Edward “perfeito” ela ama o Edward real, no momento que ela fica de frente do homem que matou os pais dela, ela não atira, ela não repete o ciclo (dor > ódio > mais dor) “É melhor sofrer o mal do que praticá-lo.” ela é o fim da jornada do Ed acho que fico indeciso se meu personagem preferido é a Winry ou o Mustang, acabei falando mais da Winry acho que isso é uma resposta para essa dúvida.
Dicas para aproveitar bem a obra:
-Preste a atenção aos dialógos mais filosóficos e pesados, principalmente se tiver lendo o mangá, no mangá a parte que o Al duvida da própria existência é bem mais completa.
-Olhe a mudança de pensamento do Scar e sua redenção.
-Veja bem o impacto da Winry no Ed, olhe a forma que eles conversam, e desenvolvimento deles, importante principalmente se vc for escrever um mangá.
-Preste atenção no Ling acho ele muito bem escrito, junto da Lan fan, esse é um belo par me lembra mangás murim que li antigamente esqueci o nome dele, ahh um dia eu lembro leio.
-Olhe bem a relação do coronel Mustang com a tenente e esse relacionamento, ele continua sendo os dos personagem mais perigos, cujo tem um potencial para o mal giganteco, estrategista, tem posição de poder real e tem uma das alquimias mais letais do mundo, felizmente ele tem alguem como a tenente Riza que mantém ele na linha graça a promessa deles que caso o coronel caia em atitudes imorais a própria Riza atiraria nele, essa amizade forjada na guerra e na amizade, ele acaba sendo alguén que tem que se vigiar constantemente para não cair, como quase aconteceu com o homunculo Envy o da inverja, felizmente Tenente Riza e colegas estava lá para para ele.
26.5 out of 27 users liked this review